segunda-feira, 16 de setembro de 2013

             

Lira XII 
(primeira parte)

             Quando a pessoa gosta muito de uma coisa, ou até mesmo de alguém é muito comum que elas sintam-se meio insegura com tudo aquilo que anda acontecendo, então ela sempre tem um pé atrás da situação, e isso acontece muito em toda a sociedade. E a palavra que justamente resume tudo isso seria a desconfiança, porém essa desconfiança pode ter tanto lado positivos como lados negativos.
            Quando se fala em desconfiança as pessoas ficam até com um pouco de receio, porque quando você gosta muito de alguém é a coisa mais comum acaba fazendo ações que até você não queria fazer, mas com tudo aquilo acontecendo, faz por impulso, por sempre querer o bem e está protegendo-a e podendo causar intrigas com as pessoas que ela também gostava tanto, e deixando marcas nessa relação tão bela, por uma coisa tão simples que poderia se resolver em um diálogo.  
            Porém a desconfiança não tem só seu lado ruim, existem também seus pontos positivos, por exemplo, se você teve um objetivo em mente e esse objetivo vir de uma maneira muito, sempre tem uma desconfiança em sua consciência. Outro exemplo seria quando você ama muito uma pessoa, e está tendo um relacionamento com ela, você fica inseguro, protetor, acolhedor, enfim, faz tudo por sua amada. Então a desconfiança vai vir uma hora, ou outra, e isso vão ser boas em sua vida, porque você vai ficar tão focado em seu objetivo ou em seus sentimentos, só que você terá um outro ponto de vista, porque caso aja um desentendimento, não vai se machucar tanto quanto uma pessoa que não teve a desconfiança, sabedoria em sua vida, e acabou se desentendendo mais ainda com seus sentimentos, e pensamentos, e se machucando bastante.

            Portanto, para ter uma vida com muito sucesso, é preciso dessa desconfiança e sabedoria, pois caso não tenha essa desconfiança, a própria vida te ensinará que ela é sim bastante eficiente, e precisa, e capaz de fazer uma vida com muito mais alegria, e menos tristeza, porque quando se tem um objetivo na vida, e não tem uma desconfiança, para que caso esse objetivo não der certo você sempre ter outro plano, para que tudo isso não te deixe para baixo, abalado, e assim, poder alcançar seus objetivos com muito mais sucesso e sabedoria, e sempre com uma desconfiança e sabedoria é claro, para que você se torne um ótimo marido, satisfeito com uma ótima profissão, enfim , com muitas alegrias e sucesso para contar. E isso só é possível porque a melhor escola é a vida, onde através dos seus erros, você pode crescer cada vez mais, e se torna uma pessoa melhor a cada dia que passa.



Guilherme Koichi
n° 12
1º ano C


Dissertação

(Tema morte)

          A morte é o encerramento das atividades biológicas, quando deixamos de ser carne. E o que acontecera antes da morte? Uma vida mal vivida, uma vida mal aproveitada, uma vida de luxo?  Há quem se pergunte se sua vida valeu a pena ou não. Se foi lembrado por aquilo que fez, qual o legado que deixou.  Pessoas pobres que não veem sentido na vida por serem miseráveis e sofridas, movem-se pela promessa de alguns religiosos que prometem a vida eterna ao lado de Deus se seguirem o caminho certo. Ajudar pessoas, ir a igreja, seguir os mandamentos, ter Jesus como guia.  O que for feito aqui na Terra é apenas o passaporte para a vida no paraíso.
          Enterro ou cremação são escolhas feitas para saber a situação do corpo depois da morte. Hoje em dia já se pode optar por doar órgãos e até ser congelado. Pessoas procuram resfriar seu corpo assim que morrer para que possa ser ressuscitado em uma época diferente da vivida. Sim, evoluímos ao ponto de poder clonar pessoas e trazer de volta a vida. Seriamos capazes de um dia ter vida eterna dentro de um mesmo corpo? Aí se debate se a vida eterna seria um presente ou um castigo. O que pensar de ver toda a sua família morrendo enquanto você já viu várias gerações novas nascendo. Existem pessoas que até fazem planos para a própria morte. Uma morte rápida e sem dor. Há quem prefere morrer dormindo. E tem gente que preferem viver a vida sem se preocupar com a morte, pois ela costuma vir sem avisar pegando muitos de surpresa.
          E o que vai acontecer depois da morte? Para alguns, a morte é apenas o final da vida nesse mundo e que logo depois se encontrarão com seus parentes no paraíso, com árvores, flores, campos vastos e verdes, um lugar de pura paz e sossego onde se vive a eternidade. Os familiares sofrerão na Terra a dor da perda do parente amado. De religião para religião há várias formas de explicar o que acontecerá após a morte. Sua alma irá para Deus ou para o Diabo? Alguns explicam que o encerramento da vida é como uma vela que se apaga. Ficaríamos dormindo até que aconteça o evento mais esperado ou temido de nome ‘’O julgamento final’’. Ou há quem diga também que a alma não é presa a apenas um corpo e que se agora a alma está no seu corpo fixo, após a morte certamente habitará outra carne. Mas há outros que não acreditam nessa afirmação e acham que a vida tem que ser aproveitada, por que assim que ela acabar, não haverá mais nada.

Marcos Vinícius nº 23
1C

A Morte

Morte segundo o dicionário significa ausência de vida, fim da vida. Mas a morte para muitos, porém pode não significar o fim, para muitos a morte é a apenas o começo, o começo de algo que nem mesmo elas sabem ao certo o que é. Há várias crenças ou perspectivas sobre o que ocorre após a morte, mas ninguém sabe ao certo. Alguns creem que é o fim, outras pensam que após sua morte voltaram a viver em outro corpo, humano ou até mesmo de um animal, outros já acreditam que após a morte, se você fez coisas boas irá para o céu, se fez coisas ruins o inferno lhe aguarda, e além dessas há aqueles que acreditam que após a morte, serão ressuscitados, em seus próprios corpos, e ainda voltarão a ver aqueles que amam que também já morreram.
Para aqueles que creem que a morte é o fim, utilizam sua vida de qualquer maneira, “comamos e bebamos, pois amanhã morreremos”, uma frase que transmite bem a ideia que muitos têm. “Se vamos morrer mesmo, devemos aproveitar ao máximo, fazer o que bem entendermos e ai sim aproveitaremos a vida”. Esse pensamento pode nos ser bem familiar, muitos conhecem alguém que age de uma forma em que não leva em consideração, ou opinião de outros, pois para eles de que importa uma opinião, irão morrer mesmo.
Para aqueles que creem na reencarnação, essa vida não é sua primeira vez e muito menos será a única vez na Terra. Tem um conceito de que o ser humano tem uma alma, e que ela pode ser separada do corpo após a morte, e transferidas para outro corpo. Assim quando morrem, seu corpo morre, mas sua alma continua.
Para aqueles que acreditam no céu e no inferno, há apenas uma única vida, diferentemente dos que acreditam na reencarnação, eles acreditam fielmente na Bíblia e seguem as ordens e orientações contidas nela, demonstram em sua vida, que querem fazer o bem, pois não querem ter uma vida após a morte de sofrimento, angústias e arrependimentos de não terem feito o bem a outros. Por quererem viver no céu, vão sempre a igreja, e como especificado na própria Bíblia confessam seus pecados a Deus, para que possam ser perdoados e tenham sua vaga assegurada no céu.
Para aqueles que creem em uma ressurreição, tem atitudes similares as que aqueles que creem no céu e no inferno. Tem na sua vida um modelo diferente, ações diferentes, demonstram na sua vida que acreditam em Deus e que tem plena convicção de o que ele diz irá cumprir. E eles querem ter essa oportunidade de viver novamente, mas não tem em mente que irão morrer de novo, mas sim que voltarão a viver e viverão para sempre. E rever seus parentes que já haviam falecido.

Entre todas as crenças referentes a vida após a morte, cada um tem a sua opinião. Alguns que tem um conceito diferente de outros, mas independentemente de críticas, opiniões pessoais, todas as religiões, opiniões e crenças têm o seu significado e sua importância para aquela pessoa. E não devemos discriminar as pessoas por suas convicções, além do que, nós também temos a nossa. Apesar de serem diferentes e algumas vezes não concordarmos, devemos fazer algo que toda a sociedade deveria fazer para qualquer assunto, respeitar.

Matheus Souza Feitosa  Nº: 26
1C