sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Assonância


"Com tal destreza toco a sanfoninha,
Que inveja até me tem o próprio Alceste:
Ao som dela concerto a voz celeste;
Nem canto letra, que não seja minha."

Lira I


"Já não me responde;
Parece se esconde."

Lira V


Matheus Souza Feitosa Nº 26
1C

Lira IV

Marília, teus olhos
São réus, e culpados,
Que sofra, e que beije
Os ferros pesados
De injusto Senhor.
Marília, escuta
Um triste Pastor.

Mal vi o teu rosto,
O sangue gelou-se,
A língua prendeu-se,
Tremi, e mudou-se
Das faces a cor.
Marília, escuta
Um triste Pastor.

A vista furtiva,
O riso imperfeito,
Fizeram a chaga,
Que abriste no peito,
Mais funda, e maior.
Marília, escuta
Um triste Pastor.

Dispus-me a servir-te;
Levava o teu gado
À fonte mais clara,
À vargem, e prado
De relva melhor.
Marília, escuta
Um triste Pastor.

Se vinha da herdade,
Trazia dos ninhos
As aves nascidas,
Abrindo os biquinhos
De fome ou temor.
Marília, escuta
Um triste Pastor.

Se alguém te louvava,
De gosto me enchia;
Mas sempre o ciúme
No rosto acendia
Um vivo calor.
Marília, escuta
Um triste Pastor.

Se estavas alegre,
Dirceu se alegrava;
Se estavas sentida,
Dirceu suspirava
À força da dor.
Marília, escuta
Um triste Pastor.
Falando com Laura,
Marília dizia;
Sorria-se aquela,
E eu conhecia
O erro de amor.
Marília, escuta
Um triste Pastor.

Movida, Marília,
De tanta ternura,
Nos braços me deste
Da tua fé pura
Um doce penhor.
Marília, escuta
Um triste Pastor.

Tu mesma disseste
Que tudo podia
Mudar de figura;
Mas nunca seria
Teu peito traidor.
Marília, escuta
Um triste Pastor.

Tu já te mudaste;
E a faia frondosa,
Aonde escreveste
A jura horrorosa,
Tem todo o vigor.
Marília, escuta
Um triste Pastor.

Mas eu te desculpo,
Que o fado tirano
Te obriga a deixar-me;
Pois basta o meu dano
Da sorte, que for.
Marília, escuta
Um triste Pastor.

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INTERPRETAÇÃO:

Marília tinha um triste olhar por causa de um grande amor. Toda vez que ela o via, ela ficava nervosa, sem reação, ficava toda tímida, seu coração batia mais forte. Ela ajudava seu grande amor a cuidar de seus animais. Ela sentia ciúmes pelo seu amado, ela não gostava que outras pessoas estivessem perto dele. Seu grande amor era Dirceu, mas ela tinha um amor proibido por ele. Marília tinha uma amiga chama Laura, era ela quem conversava sobre esse amor proibido. Por um instante, Marília esteve nos braços de seu amado, mas logo depois Dirce à traiu, mas mesmo assim ela o desculpava pelo seu erro, Marília desabafava com um triste pastor.


CARACTERÍSTICAS DO ARCADISMO:


  • Pastoralismo, um exemplo dessa característica é o trecho ''UM TRISTE PASTOR''.
  • Bucolismo: busca pelos valores da natureza,  quando ele fala sobre as aves e sobre o campo.
SITUAÇÃO HISTÓRICA:

Esta lira foi escrita em  pleno o Brasil Colonia. Mesma época da Inconfidência Mineira, que foi quando os brasileiros decidiram lutar pela liberdade contra a opressão do governo Português no período colonial.  Também acontecia no Brasil o 'Ciclo do Ouro' que foi quando as exportações do açúcar brasileiro começaram a diminuir, pois os Holandeses começaram a produzir este produto na America Central, e o mercado consumidor europeu passou a dar preferência para o açúcar holandês.  

GLOSSÁRIO:

Réus: criminoso.
Furtiva: escondida.
Faia: certo tipo de árvore.
Fado: destino.

Ana Beatriz.
Número: 01

Assonância


As abelhas nas asas suspendidas
Tiram, Marília, os sucos saborosos.

Lira IX

O mel não chupam, chupam ambrosias
Nunca fartos Amores.

Guilherme Koichi
Número:12

Assonância

Todos amam:Só Marília
Desta Lei da Natureza
Queria ter isenção?



Não se abrasa,não suspira
Pelo amor de Endimião?

Bruna Duarte
Número: 06

Lira VI

Oh! Quanto pode em nós a vária Estrela!
Que diversos que são os gênios nossos!
Qual solta a branca vela,
E afronta sobre o pinho os mares grossos;
Qual cinge com a malha o peito duro,
E afronta sobre o pinho os mares grossos;
Qual cinge com a malha o peito duro,
E marchando na frente das coortes,
Faz a torre voar, cair o muro.
O sórdido avarento em vão defende
Que possa o filho entrar no seu tesouro;
Aqui fechado estende
Sobre a tábua, que verga, as barras d’ouro.
Sacode o jogador do copo os dados;
E numa noite só, que ao sono rouba,
Perde o resto dos bens, do pai herdados.

O que da voraz gula o vício adora,
Da lauta mesa os seus prazeres fia.
E o terno Alceste chora
Ao som dos versos, a que o gênio o guia.
O sábio Galileu toma o compasso,
E sem voar ao Céu, calcula, e mede
Das Estrelas, e Sol o imenso espaço.

Enquanto pois, Marília, a vária gente
Se deixa conduzir do próprio gosto,
Passo as horas contente
Notando as graças do teu lindo rosto.
Sem cansar-me a saber se o Sol se move;
Ou se a terra volteia, assim conheço
Aonde chega o poder do grande Jove.

Noto, gentil Marília, os teus cabelos.
E noto as faces de jasmins, e rosas:
Noto os teus olhos belos,
Os brancos dentes, e as feições mimosas:
Quem faz uma obra tão perfeita, e linda,
Minha bela Marília, também pode
Fazer os Céus, e mais, se há mais ainda.

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INTERPRETAÇÃO:

A lira fala que o pai do personagem em questão, está passando por um momento muito difícil, porque ele está em uma época com muitas guerras, onde o povo está lutando pelos seus direitos. Porém com tudo isso o pai acaba deixando uma herança, onde seu filho perde todo o resto da herança que tinha em um jogo de dado. Mas com tudo isso, ele ainda consegue ficar alegre por ver Marília, e com isso ele esquece de tudo o que está acontecendo, e só quer aprecia-la.

CARACTERÍSTICAS DO ARCADISMO:

 A característica que pude perceber foi a exaltação da pureza, da ingenuidade e da beleza, porque  no final ele fala assim: " Noto os teus belos, Os brancos dentes; e as feições mimosas".

Outro que pude perceber foi a tensão entre burguês culto, da cidade, contra a aristocracia, porque ele fala sobre conflitos: "E marchando na frente das coortes, Faz a torre voar, cair o muro".

CONTEXTO HISTÓRICO:


Como naquela época era muito comum as pessoas irem pela busca de seus direitos, acabou acontecendo conflitos, e nesses conflitos foram sendo descobertos muitos idealistas, e filosóficos. Porém o pai do personagem acabou morto e passou todas suas heranças para seu filho como era de costume. Mas como ele era muito ambicioso perdeu em jogos.


GLOSSÁRIO:


Cingir: Envolver,estar cercado,rodear cercar.
Sórdido: Algo de baixo nível,repugnante torpe.
Avarento: Aquele ou algo que alimenta paixão por dinheiro;Alguém que não é generoso ou caridoso.


Guilherme Koichi.
Número: 12

Assonância

Lira III

Um semblante peregrino;
Eu adoro o teu divino

Lira XIII

Ao vale desce,
Sem que ele cesse

Marcos Vinícius nº 23

Lira VIII


Marília, de que te queixas?
De que te roubou Dirceu
O sincero coração?
Não te deu também o seu?
E tu, Marília, primeiro
Não lhe lançaste o grilhão?
Todos amam: só Marília
Desta Lei da Natureza
Queria ter isenção?

Em torno das castas pombas,
Não rulam ternos pombinhos?
E rulam, Marília, em vão?
Não se afagam c’os biquinhos?
E a prova de mais ternura
Não os arrasta a paixão?
Todos amam: só Marília
Desta Lei da Natureza
Queria ter isenção?

Já viste, minha Marília,
Avezinhas, que não façam
Os seus ninhos no verão?
Aquelas, com que se enlaçam,
Não vão cantar-lhes defronte
Do mole pouso, em que estão?
Todos amam: só Marília
Desta Lei da Natureza
Queria ter isenção?

Se os peixes, Marília, geram
Nos bravos mares, e rios,
Tudo efeitos de Amor são.
Amam os brutos impios,
A serpente venenosa,
A onça, o tigre, o leão.
Todos amam: só Marília
Desta Lei da Natureza
Queria ter isenção?

As grandes Deusas do Céu
Sentem a seta tirana
Da amorosa inclinação.
Diana, com ser Diana,
Não se abrasa, não suspira
Pelo amor de Endimião?
Todos amam: só Marília
Desta Lei da Natureza
Queria ter isenção?

Desiste, Marília bela,
De uma queixa sustentada
Só na altiva opinião.
Esta chama é inspirada
Pelo Céu; pois nela assenta
A nossa conservação.
Todos amam: só Marília
Desta Lei da Natureza
Não deve ter isenção.

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INTERPRETAÇÃO:

Nessa lira o autor faz uso de várias comparações com o intuito de questionar Marília pelo fato de não querer amar," Todos amam: só Marília Desta Lei da Natureza queria ter isenção?" Marília parece passar por um momento difícil com Dirceu,um homem que a ama muito.
Várias vezes o autor a questiona,e como uma forma de convence-la que amar faz parte de um processo natural na vida de qualquer ser,menciona o amor entre vários animais,dentre eles está o peixe, na lira diz:"Se os peixes,Marília,geram nos bravos mares e rios,tudo efeitos de amor são".Nesse trecho creio que o autor,procura mostrar a Marília,que mesmo com turbulências e momentos difíceis,ainda sim podemos amar e superar tais momentos.Mas porque Marília queria ser livre do amor? O autor demonstra na lira que ninguém pode se privar de tal sentimento,e no final diz  "Desiste,Marília bela,de uma queixa sustentada só na altiva opinião,esta chama é inspirada pelo céu,pois nela assenta a nossa conservação" Nesse último trecho,o autor diz para Marília desistir,pois não pode sustentar-se em opinião alheia,não se pode privar-se do amor,pois ele acontece inesperadamente.

CARACTERÍSTICAS DO ARCADISMO:

A presença de uma linguagem simples na lira,sem muito mistério,algo relativamente claro.Pode-se notar isso percebendo como o autor a todo momento faz simples comparações para facilitar a compreensão.


SITUAÇÃO HISTÓRICA:

Portugal passava por um momento difícil e a maneira encontrada para superá-la foi explorar com mais intensidade suas colônias,os mineiros cansados de tamanha exploração,buscaram uma forma de desligar-se de sua metrópole.Dá-se início a várias revoltas,entre elas está a Inconfidência Mineira no período Árcade,que envolvia escritores Árcades a maioria mineiros,um deles era Antônio Gonzaga.


GLOSSÁRIO:

Isenção:
Não estar sujeito a tal situação,um dever ou obrigação.

Afagar:   Acariciar,fazer carinho,etc.

Grilhão: Correntes com aros de metal.

Impios: Pessoas cruéis sem piedade.



Bruna Duarte
Número:06